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Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023
Resumo: 563-1

563-1

Uso da gamificação no aprendizado da resistência bacteriana no ensino superior.

Autores:
Adrielly da Costa de Lima (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Juliana Borges da Silva (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Matteus Barbosa Marinho (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Bruna Cristina Barros Diniz (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; André Luis Morais Marques (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Ana Paula E Silva da Conceição (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Héria Martina Costa Neves (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Sheyla Mara Almeida Ribeiro (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Karla Tereza Silva Ribeiro (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo:
A arte de educar sempre foi um aspecto cultural do ser humano e, dentro deste contexto, o ensino de ciências evoluiu conforme a necessidade e momentos históricos da sociedade. Sendo assim, a educação passou de tradicionalista para cientifica, e desta para um ensino preocupado com a formação de cidadãos críticos e observadores dos problemas de seu cotidiano. Desse modo, o Módulo Seres Vivos I (SVI), ministrado para os discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPA, são abordados assuntos referentes aos microrganismos (vírus e bactérias), saúde e meio ambiente. Ressaltando que tais temas também integram o componente curricular de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, da Base Nacional Curricular Comum. Com finalidade de preparar estes discentes para a atividade profissional na educação básica, diferentes estratégias metodológicas e elaboração de produtos educacionais fazem parte do processo avaliativo visando estimular o interesse dos alunos na apreensão do conhecimento sobre o mundo microbiano. Este trabalho teve como objetivo utilizar como metodologia de aprendizagem a gamificação, através da elaboração de um jogo de tabuleiro denominado “Jornada Bacteriana”, para facilitar a compreensão, bem como promover a motivação e interação dos discentes sobre os conteúdos relacionados com as bactérias e a resistência aos antimicrobianos. Este game educacional foi elaborado para promover um aprendizado mais acessível, dinâmico e prazeroso, sobretudo para aqueles alunos que possuem dificuldade, ou pouco interesse com o modo tradicional da aplicação dos conteúdos de Microbiologia, em particular. Como atividade avaliativa, o game foi apresentado para a turma e após a aplicação, foram registradas as percepções e sugestões de discentes e docentes sobre o jogo, através do Google Formulário. Os resultados obtidos demonstraram que o jogo contribuiu na revisão do conteúdo, bem como na resposta positiva dos discentes de que essa metodologia pode ser uma ferramenta aplicável e facilitadora da aprendizagem sobre o tema resistência bacteriana. Por fim, o jogo “Jornada Bacteriana” demonstrou ser um recurso lúdico de aprendizado e de apoio ao conteúdo ministrado sobre a resistência bacteriana, tendo em vista se tratar de um tema do cotidiano importante para a saúde pública.

Palavras-chave:
 microbiologia, gamificação, produto educacional, resistência bacteriana


Agência de fomento:
Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências Biológicas.